CIDADANIA


Foto DR.



Miguel Mendonça escandalizou-se!

Miguel Mendonça, primeira figura da Região e presidente daquela casa democrática a que chamam “assembleia regional”, ficou extremamente escandalizado com o suposto uso do facebook da dita, para uma manifesta opinião de Isabel Reis (responsável pela Biblioteca da Assembleia Legislativa da Madeira) ao pretérito candidato Miguel Albuquerque.

E aludiu, ao Diário de Notícias: " O que acontece é que quer a página da Assembleia no Facebook quer o site na Internet não podem ser utilizados para outros propósitos que não sejam aqueles que se enquadram no âmbito do seu trabalho".

Compreende-se o raciocínio. Se Isabel Reis usasse e abusasse da página do facebook (que os bufos controlam abundantemente) para apoio à outra lista, e ao supremo “Deus” na terra das mais recentes aluviões, já Miguel Mendonça acharia perfeitamente normal e democrático.

Perfeitamente normal, como os mais de 3 milhões de euros dos contribuintes madeirenses para um Jornal da Madeira , que controla politico-partidariamente as acções da cidadania e que está, há muito, ao serviço de uma força política maioritária.  





___________________







Mais um.

Miguel Fonseca, ex-vereador do PS na Câmara Municipal de Santa Cruz, afirmou, em tempos (e quando se preparava para a substituição em Santa Cruz), que iria resolver o problema de impostos para os cidadãos de Santa Cruz, pela via da introdução de alterações no PAEL.

No pouco tempo que lá esteve, mais propriamente na reunião de executivo de Santa Cruz mostrou, a cores e ao vivo, como ajudou o PSD a gastar mais uns tostões.

Miguel Fonseca absteve-se: tendo conhecimento da ausência de Fundos Disponíveis, isto na deliberação de autorizar a despesa do senhor presidente da câmara, numa viagem com um custo superior a 969,41€.

Ora, Miguel Fonseca, queria resolver o problema da dívida, dos impostos e do PAEL, blá, blá, blá…

Que grande profundidade de sentido de voto, perante um cenário de dificuldades financeiras!
E, segundo consta, Miguel Fonseca se proponha a resolver os problemas financeiras e a trazer um “refresco” para o desatino financeiro do PSD de Santa Cruz.

Existem políticos de secretária que têm o apoio do parceiro inseparável: PC (diga-se computador). Burocratas de gabinete, com escassa sustentação social.

Falam muito, escrevem muito mas, no fundo, a accão determina o conteúdo da casca.

Mais um, para a categoria da teorização efectiva de que a anunciada razão prática está longe da intenção.



_________________

Foto DR.

O Estado da Nação ou o que resta dela


Estamos num momento de fragmentação social. O Estado que não quer reduzir a despesa dele próprio, faz depender o abaixamento do deficit aumentando a receita, pela excessiva contribuição dos cidadãos,
 dos mais pobres aos mais remediados.


Hoje, escrevi ao 1. ministro para obter uma cópia de uma despesa pública de um conselheiro para as privatizações (António Borges); que conforme se vê pelo currículo na área especialista da gestão e da economia é um especialista em secar a "teta".



Aqui vai:

 "Ex. mo Senhor Primeiro-Ministro de Portugal
Licenciado Pedro Passos Coelho
Palacete de São Bento 
Rua da Imprensa à Estrela 2
1200-888 LISBOA


ASSUNTO: REPRODUÇÃO POR FOTOCÓPIA DO CONTRACTO OUTORGADO ENTRE O GOVERNO PORTUGUÊS E O CIDADÃO ANTÓNIO BORGES.



Élvio Duarte Martins Sousa, residente à Estrada Padre Alfredo Vieira de Freitas, (...) Freguesia de Gaula, Concelho de Santa Cruz, Região Autónoma da Madeira, com o cartão de cidadão n.º (...), vem, pelo presente, requerer a Vossa Ex.a - e no pressuposto do CPA e da LADA - uma cópia do contrato outorgado entre o Governo de Portugal e o cidadão António Mendo de Castel-Branco do Amaral Osório Borges.

Pede e espera que V. Ex.a lha defira; 



Com os melhores cumprimentos




Élvio Duarte Martins Sousa"
__________________________________

A "vergonha nasce em casa"

Foto DR.

Rui Alves, presidente do Nacional, barafustou com ameaças de demissão a perda de fundos para o futebol profissional.
A forma como o fez – que inferioriza qualquer educação da pessoa humana, com absurdos dirigidos a gente competente e educada – acabou por receber uma benesse do senhor Presidente do Governo, Alberto João Jardim: mais de 500 mil euros.
Assim se faz a nossa terra de “verticalidade distorcida”.
Chamou a Miguel Albuquerque seu empregado, e com a posterior confirmação da benesse governamental, coloca-se ao lado dos opositores do autarca, invocando arremessos de palavras ocas tendentes à casca da pessoa humana.
Para quem se serve do futebol para contrapor partidariamente os outros, e dele parece receber cerca de 8 mil euros por mês, não deixa espaço para dúvidas comportamentais.
Às vezes parece que temos dois mundos na nossa terra chamada Madeira. Um “mundo” do interesse primário, que secundariza as necessidades sociais em detrimento do interesse materialista de alguns; e um outro “mundo” – real – que acontece todos os dias, com gente desempregada, com fome, com problemas na banca, com morosidade das autarquias e no governo.
E andamos a “brincar” às escondidas, com “quinhentas” coisas mesquinhas, tão-só importante para uma discutível minoria.
Élvio Sousa, 17 de Julho de 2012




________

A juventude "insultuosa"

Recentemente a JSD-Madeira, em comunicado, utilizou uma linguagem inapropriada para dirigir-se a outros colegas de um partido da oposição. Da leitura desse comunicado o palavreado é impensável, quando está em jogo a discussão de ideias.

"Burrito"; "débil mental"; "talibã" rezam na cartilha das declarações daquela instituição de juventude.

Tudo isto é preocupante.

A tentativa de inferiorizar o adversário recorrendo à calúnia é um instrumento comportamental de uma "escola" que tem ganho adeptos na discursividade político-partidária. Confundem-se ideias, muitas vezes divergentes, com ataques pessoais; extravasando o interesse na refutação dos valores que a democracia e a liberdade de opinião trouxeram ao Portugal amordaçado durante décadas.

Resta saber o que nos trará o futuro destes jovens aparentemente de "costas largas". Até quando a imunidade e a libertinagem da devassa de próximo servirão o interesse imediato da defesa dos ideais.

Publicado a 28 de Maio de 2012, no Diário Cidade

Sem comentários:

Enviar um comentário